Lojas recheadas de história no Porto

aqui falei sobre algumas lojas centenárias em Lisboa. Decidi então continuar com as minhas pesquisas nesse mesmo tema, mas no Porto! Encontrei algumas lojas extraordinárias, mas como não sabia se ainda estavam abertas, decidi não publicar. Eis que depois de fazer a minha selecção, vi que todas tinham uma coisa em comum, as fachadas com inspiração na Arte Nova!

MERCEARIA PÉROLA DO BOLHÃOA centenária Mercearia Pérola do Bolhão foi  fundada em 1917 por António Rodrigues Reis e é umas das casas mais antigas da cidade. Aqui podemos encontrar variados produtos desde queijos, enchidos, frutos secos, guloseimas, vinhos e biscoitos. A fachada em Arte Nova, forrada a azulejos com imagens da rota das especiarias. A loja fica na Rua Formosa 279.

LIVRARIA LELLO & IRMÃO Livraria Lello & Irmão foi fundada pelos irmãos José e António Lello em 1881. A 13 de Janeiro de 1906 foi inaugurado o edifício onde hoje é a livraria,  com uma fachada Arte Nova e  apontamentos neogóticos dos primórdios do século XX, mantendo até hoje a sua arquitectura e decoração. Dizem ser das mais belas livrarias do mundo. A entrada tem um custo de 4€, sendo que o valor é descontado caso efectue alguma compra. Fica na Rua das Carmelitas 144.

MAJESTIC CAFÉ O Majestic Café abriu a 17 de Dezembro de 1921, obra da autoria do arquitecto João Queiroz. Alguns ilustres da nossa história passaram por cá, Gago Coutinho, Beatriz Costa e José Régio, são alguns exemplos. Recebeu também alguns prémios e reconhecimento internacional. O edifício já sofreu algumas obras de reabilitação mas a Arte Nova reina. O café fica na Rua de Santa Catarina 112.

MACHADO JOALHEIRO A ourivesaria Machado Joalheiro foi fundada a 1880 e passou por três locais até se fixar na Rua 31 de Janeiro 200. Mais uma fachada de Arte Nova projectada pelo arquitecto portuense Francisco Oliveira Ferreira. As esculturas “Os Meus Amores” que se encontram na fachada, são da autoria de José Oliveira Ferreira, irmão do arquitecto.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.