Lojas recheadas de história em Lisboa

Muitas já fecharam, mas outras ainda resistem. São lojas centenárias (ou quase) recheadas de história. Dá vontade de ir passear por estas lojas como se tratassem de museus.

LUVARIA ULISSES via Público

A Luvaria Ulisses no Chiado foi fundada em 1925. O espaço é muito pequeno, mas o atendimento é de excelência. Com fabrico próprio e com materiais de qualidade, aqui cada luva é feita à medida de cada mão. Os arranjos são gratuitos e vitalícios. A decoração da loja continua intacta com móveis de inspiração império. Esta é a última loja em Portugal com venda exclusiva de luvas. Fica na Rua do Carmo 87.

HOSPITAL DAS BONECAS O Hospital de Bonecas foi fundado em 1830 e é o único do género em Portugal. A loja ocupa 2 pisos: o rés-do-chão, onde se vendem brinquedos em primeira mão; no 1º andar funciona a oficina de restauro (hospital) onde se trata das “malezas” das bonecas, brinquedos e acessórios (e todos têm cura). O espaço conta ainda tem ainda uma área de exposição. Fica na Praça da Figueira 7.

CHAPELARIAS AZEVEDO
via DN

Chapéus há muitos, mas como os da Chapelarias Azevedo não! Foi fundada a 24 de Dezembro de 1886 e desde então que o negócio continua na mesma família. Aqui há chapéus para todos os gostos e ainda acessórios como bengalas, guarda-chuvas,…Tinha clientes ilustres, entre eles o Fernando Pessoa, cujo chapéu em feltro foi um bestseller. Manteve a traça original, tendo sofrido apenas algumas obras de restauro. A loja encontra-se em pleno Rossio, na Praça D. Pedro IV 69,72-73.

MANTEIGARIA SILVA A Manteigaria Silva foi fundada em 1890 com o nome de Bacalhoaria. Em 1928, quando mudou de dono, o nome também alterou para o actual, Manteigaria Silva. Começou por vender manteiga e laticínios, foi um matadouro e posteriormente um talho. Hoje em dia é uma mercearia especializada em charcutaria, vinhos, queijos curados na própria casa, frutos secos e várias espécies de bacalhau. A decoração manteve-se até aos dias de hoje com a traça original. A loja fica perto da Praça da Figueira, na Rua Dom Antão de Almada 1 C/D.

Quando andava a pesquisar fotografias para ilustrar estas lojas, encontrei este site que tem algumas destas que aqui falei e muitas outras lojas antigas de Lisboa com pelo menos 50 anos de actividade. É maravilhoso ver estes pequenos tesouros.

You may also like

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.