Visita ao Evoa

Evoa 001No domingo passado, decidimos ir até ao EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves. Localizado entre a Lezíria e o estuário do Tejo, esta é uma área de refúgio para as aves.

Mas antes de começar a falar da visita propriamente dita, o percurso até ao Evoa começa na Lezíria Sul. Uma estrada em terra batida que parece não ter fim. Aqui já se começam a ver algumas aves, campos agrícolas, pastagens e até um santuário de arquitectura barroca, a Ermida de Nossa Senhora de Alcamé.Evoa 002 Evoa 003 Evoa 004

Chegados ao destino, deparamo-nos com o Centro de Interpretação, espaço este bem integrado com a envolvente.  Desde logo, fomos muito bem recebidos e depois de uma explicação do espaço e da visita, decidimos esperar e fazer a visita guiada. Como o Evoa fica isolado, e a visita demorava cerca de 3 horas, decidimos almoçar (e muito bem!) por ali.
Evoa 005 Evoa 006 Evoa 006A

A envolvente tem 3 lagoas de água doce, 3 observatórios para as lagoas e diversos pontos de observação camuflados.
O Azul, o verde e o amarelo são as cores que predominam por aqui.
Evoa 007Ao iniciarmos a visita, entregam-nos uns binóculos e um folheto com as diversas aves que poderemos (ou não) ver.  Agora já preparados, iniciamos a visita!
Não sou nenhuma aficcionada por aves, mas foi uma visita bastante interessante.
Evoa 008 Evoa 009 Evoa 010 Evoa 011 Evoa 012 Evoa 013 Evoa 014 Evoa 015Por aqui, o som das aves impera! Evoa 016Evoa 017 Evoa 018 Evoa 019Evoa 020 Evoa 021 Evoa 022Com toda a certeza que, se fizéssemos o percurso sem guia, não iria reparar nem em metade dos sons ou pássaros que por ali paravam ou passavam. Percorrermos os 3 observatórios das lagoas e posso dizer que, o tempo passou a voar!
No final, vimos a exposição permanente com o guia e um pequeno filme que fala sobre a história da Companhia das Lezírias.

Local: EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves
Morada: Vila Franca de Xira, ver mapa aqui (a seguir à ponte que atravessa o Tejo, é a 1ª saída à direita em terra batida)
Horários: Novembro a Fevereiro – 10h às 17h | Março a Outubro – 9h às 19h | encerra às segundas-feiras | encerra o mês de Julho | Horários das visitas guiadas aqui
Preço: 12€ (ver outros valores e descontos aqui)

You may also like

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.