Esta tarte é qualquer coisa de fantástica! Para mim, a melhor tarte de maça! Tarte de Maças à Inglesa
Ingredientes:
Massa:
250 gr de farinha de trigo
125 gr de margarina
Água
1 pitada de sal
Recheio:
750 gr de maças reinetas
200 gr de açucar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá mal cheia de canela
raspa de 1 limão ou laranja
10 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de margarina
1 ovo ou 1 gema para pincelar a tarte
Preparação:
1. A massa. Numa tigela, amasse a farinha com a margarina e uma pitada de sal, depois junte-lhe uns pouquinhos de água, continuando a amassar até obter massa moldável. Faça uma bola com a massa e deixe-a repousar 15 minutos.
2. Unte uma forma de tarte com margarina (pouca). Estenda metade da massa com o rolo e forre bem a tarte de modo que a massa fique em camada uniforme, bem aconchegada, sem furo nenhum e a sair um pouco acima dos bordos.
3. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, a canela e a raspa de limão. Descasque as maçãs, abra-as ao meio, retire-lhes os caroços e corte-os em fatias de cerca de 3 mm. de espessura.
4. No fundo da tarte, coloque uma camada de fatias de maçãs e por cima espalhe um pouco da mistura de açúcar mas, atenção, vai repetir estas camadas até acabar, calculando bem a divisão das maçãs e açúcar sempre em partes iguais.
5. Depois de ter colocado em camadas todas as maçãs e mistura de açúcar, espalhe por cima a colher de margarina em pedacinhos; espalhe também por cima as natas de modo a infiltrarem-se nas maçãs.
6. Estenda o resto da massa e coloque-a a cobrir a tarte.
7. Aconchegue bem. Calque e aperte nos bordos para unir a massa. Pincele a parte de cima com a gema de ovo e depois pique aqui e ali com os dentes de um garfo.
8. Leve a cozer em forno bastante quente. Depois de cozida, retire e desenforme com cuidado.Pode ser servida quente ou fria, polvilhada, ou não, com açúcar em pó.
Receita retirada da Revista Teleculinária Especial Outono 83 (pág. 546)