Tarte de Maças à Inglesa

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta tarte é qualquer coisa de fantástica! Para mim, a melhor tarte de maça!OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA Tarte de Maças à Inglesa

Ingredientes:
Massa:
250 gr de farinha de trigo
125 gr de margarina
Água
1 pitada de sal

Recheio:
750 gr de maças reinetas
200 gr de açucar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá mal cheia de canela
raspa de 1 limão ou laranja
10 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de margarina
1 ovo ou 1 gema para pincelar a tarte

Preparação:
1. A massa. Numa tigela, amasse a farinha com a margarina e uma pitada de sal, depois junte-lhe uns pouquinhos de água, continuando a amassar até obter massa moldável. Faça uma bola com a massa e deixe-a repousar 15 minutos.
2. Unte uma forma de tarte com margarina (pouca). Estenda metade da massa com o rolo e forre bem a tarte de modo que a massa fique em camada uniforme, bem aconchegada, sem furo nenhum e a sair um pouco acima dos bordos.
3. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, a canela e a raspa de limão. Descasque as maçãs, abra-as ao meio, retire-lhes os caroços e corte-os em fatias de cerca de 3 mm. de espessura.
4. No fundo da tarte, coloque uma camada de fatias de maçãs e por cima espalhe um pouco da mistura de açúcar mas, atenção, vai repetir estas camadas até acabar, calculando bem a divisão das maçãs e açúcar sempre em partes iguais.
5. Depois de ter colocado em camadas todas as maçãs e mistura de açúcar, espalhe por cima a colher de margarina em pedacinhos; espalhe também por cima as natas de modo a infiltrarem-se nas maçãs.
6. Estenda o resto da massa e coloque-a a cobrir a tarte.
7. Aconchegue bem. Calque e aperte nos bordos para unir a massa. Pincele a parte de cima com a gema de ovo e depois pique aqui e ali com os dentes de um garfo.
8. Leve a cozer em forno bastante quente. Depois de cozida, retire e desenforme com cuidado.Pode ser servida quente ou fria, polvilhada, ou não, com açúcar em pó.

Receita retirada da Revista Teleculinária Especial Outono 83 (pág. 546)

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *