Informacoes úteis da Sardenha

sardenha_bandeira-e-mapaONDE FICA?
Sardenha é uma ilha italiana banhada pelo mar Mediterrâneo situada a oeste da península Itálica e ao sul da Córsega.

A bandeira consiste em quatro cabeças de mouros cortadas com uma cruz vermelha (Cruz de São Jorge) a dividi-las. As quatro cabeças cortadas com brincos nas orelhas e lenços na cabeça, como piratas, representavam as regiões em que a Sardenha estava dividida, em quatro reinos italianos.
Historicamente ela simboliza a vitória do povo da Sardenha contra os sarracenos que tentaram invadir a ilha por volta do séc. XIII.

 

COMO IR?

Nós fomos de avião (mas existe a opção de barco).
Fomos  pela TAP com escala no Aeroporto de Roma – Leonardo da Vinci, também conhecido como Aeroporto Fiumicino.aviao-costa-esmeralda

 

QUANDO IR?

Para quem quer conhecer a Sardenha e desfrutar das suas praias, a melhor altura para ir é Junho ou Setembro. As temperaturas são elevadas mas não exageradas, as praias estão mais vazias, os valores de estadia, carro e viagem são mais em conta. O pico do turismo é Julho e Agosto.

Entre Abril e Junho também arece ser interessante pois toda a ilha esta em flor.Sardenha

 

COMO SE DESLOCAR?

Quem quer conhecer várias praias e/ ou deslocar-se com facilidade, alugar um carro é a melhor opção. Nós fizémos a reserva pelo site momondo, pois foi o mais barato que encontrámos (os valores oscilam diariamente entre sites e foi aproveitar a melhor opção). Instalei o HereMaps para nos orientarmos nalgumas deslocações. Esta app funciona offline, não sendo necessário internet. Contudo, a ilha tem boas indicações.
Não se espantem se virem carros a ultrapassar em traços contínuos! Por lá, é normalíssimo!00-a-caminho-da-praia

 

ONDE FICAR?
A ilha é grande e para quem quer conhecer várias zonas o melhor será escolher pelo menos 3 pontos estratégicos. Mas tudo depende dos dias que temos de férias. Nós ficámos: San Pantaleo (Costa Esmeralda – costa oriental), Cagliari (sul) e Alghero (costa ocidental).
Em relação ao alojamento, optámos por um hotel (aproveitei uma boa promoção) em San Pantaleo (uma fantástica descoberta e bem localizado) e alugámos uma casa pelo ArBnb em Cagliari e Alghero. Aqui é preciso alguma paciência para fazer uma pesquisa e ir vendo o que existe disponível. A localização, valores, condições e comentários são alguns factores que tenho em conta.
san-pantaleo-04

QUANTO TEMPO FICAR?
Nós fomos 10 dias (sendo que 2 foram praticamente para as viagens de ida e volta) e não deu para conhecer alguns sítios interessantes. Como queríamos desfrutar das praias, não andámos a saltar muito de praia em praia…

 

COMO É O ACESSO ÀS PRAIAS?
Quase todas as praias têm parque de estacionamento pago e estão identificadas.
Apenas uma das praias que fomos não está identificada e é de difícil acesso mas a vista até à praia é soberba, a Spiaggia Tahiti que fica na ilha Caprera. A opção mais fácil para chegar a esta praia é de barco.acesso-praias-sardenha

A GASTRONOMIA DA SARDENHA

Vou falar apenas do que provei:
* Desde logo nos apercebemos que, quando pedimos qualquer coisa para beber, trazem-nos logo variados aperitivos a custo zero!
* A cerveja da Sardenha é a Ichnusa,  devido a uma antiga denominação de origem grega desta ilha.
* Os vinhos branco e rosé sardos são muito bons!
Queijo Pecorino, de sabor forte é muito apreciado entre os sardos e não só!
* O Licor de Mirto é típico da Sardenha. Feito à base das bagas e das folhas da planta do mirto (cá chama-se murta).
* O Spritz é um cocktail à base de prosecco, campari ou Aperol, água com gás e uma rodela de laranja! Uma verdadeira delícia!
* Culurgiones são um tipo de macarrão, parecido com os raviolis recheados.
bebidas-sardenha
O QUE NÃO SE DEVE MESMO ESQUECER DE LEVAR?
Além do que já se sabe… fatos de banho, máquina fotográfica,… levar uma protecção para a máquina/ telemóvel para tirar fotos dentro da água! Ficam espectaculares!003-spiaggia-liscia-ruja

E assim me despeço desta paradisíaca ilha!!

 

You may also like

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.